quinta-feira, 31 de julho de 2008

A Múmia - O Túmulo do Imperador Dragão


Não posso dizer...
Lembra-me na altura. Porque na altura, não era nascido, mas lembro-me de ter lido não sei bem onde, que filmes de terror dos anos 20 e 30 do século passado, foram um género de cinema "temido". Temido porque assustava os espectadores. Um dos primeiros filmes a ser feito, pelos Irmãos Lúmière, inventores do cinematógrafo, foi filmar a chegada de um comboio. Não era nem tão perto nem tão longe um filme de terror, aliás essas classificações ainda não existiam na altura.

L'ARRIVÉE D'UN TRAIN EN GARE DE LA CIOTAT



As pessoas que assistiram a este filme projectado, numa então, sala de cinema, assustaram-se ao ponto de saírem a correr da sala para fugirem do comboio... Coisas do cinema primitivo.


Estreia esta semana:

Baile de Outono - Sügisball
Veiko Õunpuu

A Múmia - O Túmulo do Imperador Dragão - The Mummy - Tomb Of The Dragon Emperor
Rob Cohen

Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon - Chapter 27
J. P. Schaefer

O cinema realmente tem um efeito, quer seja negativo ou positivo nas pessoas. Já falei há umas semanas atrás de um amigo meu que se queria armar em super-homem (vêr: http://filmespipoca.blogspot.com/2008/07/hancock.html). Agora sim posso dizer, que me lembro, de há uns anos ter ido ao cinema ver um filme de guerra com o Nicholas Cage, chamado "Wind Talkers" http://www.imdb.com/title/tt0245562, A sala não estava muito cheia, também era uma sessão durante a tarde. Uns lugares mais ao lado estava uma rapariga, quando havia cenas de tiros, pernas e braços a voar, uns para aqui, outras para acolá, a rapariga chorava, gritava e esperneava. Qual o efeito que o filme tinha nela? Perguntei-me na altura se ela tinha entrado na sala certa, e não na sala ao lado onde passava um filme de animação.
O cinema actual, parece estar a viver um BOOM de remakes, ou s
eja, versões dos filmes originais. E a Múmia 3, que estreia esta semana, não é um remake. É antes, a sequela da sequela do remake do remake do filme original da Múmia.
Confuso? Vejamos... O filme, o original, da Múmia, data de 1932, com o não menos conhecido Boris Karloff, que interpretava, o "Imhotep", passados uns anos em 1959, surge um remake da Múmia, desta vez com Christopher Lee no papel da Múmia. Não contentes... em 1999 surge... A Múmia, uma época fantástica cheia de efeitos especiais ao qual teve grande sucesso, que originou 2 sequelas. Se o filme não tivesse sucesso, as sequelas não tinham surgido. Portanto, acredito que acabe aqui na Múmia 3. Talvez em 2050, surja um novo remake.
Este não é caso único, mais remakes foram surgindo, e muitos esta década... falta de inspiração? Não sei...

Remakes:

- The Omen - O Génio do Mal (1976) / The Omen - O Génio do Mal (2006)
- A Mosca (1958) / A Mosca (1986)
- Abre los Ojos (1997) / Vanilla Sky (2001)
- Psycho (1960) / Psycho (1998)
- Lolita (1962) / Lolita (1997)

- Cape Fear (1962) / O Cabo do Medo (1991)
- Ocean's Eleven (1960) /
Ocean's Eleven (2001)
- O Planeta dos Macacos (1968) / O planeta dos Macacos (2001)
- Solyaris (1972) / Solaris (2003)

Podia ficar aqui um dia inteiro a escrever...

Não obstante... vai surgir o remake do Robocop, e mais incrível... o remake do filme dos Pássaros de Alfred Hitchcock, com Naomi Watts.
Será que vamos ver remakes da Guerra das Estrelas, do Tubarão, etc...? Provavelmente não, pois juntos têm mais sequelas que o "Pesadelo em Elm Street"... quem sabe daqui a muitos anos...

Porque é que há sequelas de filmes?
Porque se um filme tiver sucesso, e ultrapassar os custos de produção e os fans chorarem muito, la se vão fazendo continuações de filmes... Mas há aqueles pensados como é o caso das trilogias... por exemplo... "Regresso ao Futuro".
Filmes como "Sexta-Feira 13" - 10 sequelas, "Halloween" - 9 sequelas, e "Pesadelo em Elm Street" - 7 sequelas, são ao todo 25 filmes... são de baixo custo de produção, mas talvez só o custo de um destes filmes desse para subsidear todos os que o ICAM disponibiliza durante um ano, cá nesta terra à beira-mar plantado.

VIOLÊNCIA na animação, a não perder para quem gosta...


HAPPY TREE FRIENDS



ITCHY AND SCRATCHY




Esta semana vejam em casa:
- O Invisível (A Versão Original) - Suécia
http://www.imdb.com/title/tt0298491

Niklas é um adolescente inteligente, com um futuro brilhante à sua frente, até ao dia em que um bando de marginais da sua escola lhe dá uma tareia. Deixado como morto, o seu corpo ensanguentado é enterrado na mata. Quando Niklas regressa às aulas na manhã seguinte, tudo está mudado. Ninguém o consegue ver. Ninguém o consegue ouvir. É como se ele fosse invisível.

Ja vi as duas versões... Copy-Paste uma da outra...

- Quero dizer só mais uma coisa... Brendan Fraser NÃO é o realizador do filme a Múmia 3... é só o ACTOR!!!! Gostava que aquela Srª lê-se o blog esta semana. Tenho dito.
Mais um pouco e dizia que o milho nasce nas árvores...

Boas Pipocadas!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

ip-location