quinta-feira, 12 de junho de 2008

O Incrível Hulk / O Acontecimento

Boas! Cá estamos, de novo, para escrever mais umas linhas.
Esta semana, após deliberar muito, como não me decidia sobre qual imagem aqui pôr... decidi colocar duas imagens. A primeira, sobre uma sequela de um filme de acção dos comics, e outra (imagem) do filme, do realizador que considero o meu preferido. Há quem ache que M. Night Shyamalan não é bom realizador..., mas gostos não se discutem. Cada um é como cada qual.


Além destes dois filmes estreia também...

Alexandra - Aleksandra
Alexandr Sukurov

e claro...

O Acontecimento - The Happening
M. Night Shyamalan

O Incrivel Hulk - The Incredible Hulk
Louis Leterrier


Manoj Nelliyattu Shyamalan aka "M. Night Shyamalan" pode não querer dizer nada para a maioria das pessoas, até mesmo as que estão "aqui e agora" a ler estas linhas, mas ele foi o realizador de filmes como, "O 6º Sentido", "Sinais" e "A Vila", este realizador teve como influência... Alfred Hitchcock. Portanto é do que mais parecido temos actualmente, com o mestre do suspence.
Esta é a sua filmografia:
- Praying With Anger (1992)
- Wide Awake (1998)
- The Sixth Sense (1999)
- Unbreakable (2000)
- Signs (2002)
- The village (2004)
- Lady In The Water (2006)
- The Happening (2008)

A ideia para o "The Happening" surgiu quando o realizador editava o último filme "A Senhora da Água", então, o produto final é tipo um "Pássaros" de Hitchcock... onde há aquela sensação de aprisionamento numa área onde alguma coisa bizarra se passa. Apesar de hora e meia de filme, este é uma das suas mais curtas longas-metragens. Como não podia deixar de ser... o realizador faz um "cameo" no filme, tal como aconteceu em todos até à data. O início do filme pode ser um pouco confuso para toda a gente, onde se sucede as mais estranhas coisas, desde suicídio em massa, até... melhor não contar mais. Sugiro que se forem ver este filme... e para quem só percebeu os outros filmes desde "o 6º Sentido" até à "Senhora da Água", vendo-os mais do que uma vez, vão com a mente aberta. E não tirem conclusões precipitadas.
Os filmes de M. Night Shyamalan, já foram objectos de estudo de muita gente, incluindo eu, para uma disciplina do curso de cinema "Análise de Filmes". De modo a que penso que será um pouco difícil perceber a semiótica deste filme logo no início. Já ouvi muita gente falar que não percebeu filme A ou filme B, porque vão ao cinema e esperam ver uma coisa e sai-lhes outra. Um filme inteligente.

O que será de esperar desta sequela de Hulk? Tem as mesmas personagens, mas não tem os mesmos actores, todos mudam, até mesmo o realizador. E até mesmo o guionista. Quem melhor para escrever um filme do que os que trabalharam toda a vida com as personagens em revistas de desenhos animados? O primeiro hulk não sei se foi um sucesso ou não, mas acho que para imitar uma revista de comics está muito bem conseguido com split screens durante a maior parte do filme. Na sequela que estreia hoje, apesar de um grande actor vestir a pele do "homenzinho verde", Edward Norton será que está à altura de nos entreter durante duas horas? E Liv Tyler? E William Hurt? Pai e filha neste filme. Lembram-se dos filmes: "A Múmia" e o "Regresso da Múmia"? Do primeiro para o segundo todos se mantiveram até a equipa técnica... todos. E qual teve mais sucesso? Claro que é puro entretenimento, lutar contra múmias ou escorpiões, mas também é entretenimento ser musculoso e verde, só não tem letras a piscar na testa, a dizer BES (Banco Espirito Santo). Piada! Assim que me lembre de um momento para o outro, não consigo pensar em mais nenhum filme que todos os actores mudem do primeiro para a sequela, mas mantendo as mesmas personagens. Ou os novos actores têm muito sucesso, ou então o filme será um fiasco e uma mancha negra no currículo.

Vejam esta semana:
Um clássico do cinema de John Carpenter

Um filme com 20 anos, brilhantemente pensado, porque, eles influenciam as nossas decisões sem o nosso conhecimento. Eles entorpecem os nossos sentidos sem o sentirmos. Eles controlam as nossas vidas sem nos darmos conta. Enquanto nós dormimos... eles vivem!

Sacopip!!!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

ip-location