quinta-feira, 15 de maio de 2008

Goodnight Irene

Esta é uma semana em que estreia em Portugal vários filmes europeus, e é a semana do Festival de Cinema de Cannes, em que um Realizador Brasileiro Fernando Meirelles, adapta para o grande ecrã, o livro de José Saramago, "O Ensaio sobre a Cegueira", o qual, é o filme de abertura do mesmo festival de cinema. "Blindness" conta com excelentes actores (Americanos) conhecidos do publico português. Alguém viu a GRANDE MOSTRA DE CULTURA feita pela televisão Sic no passado domingo, denominado, Os Globos de Ouro? Não? Oh, ainda bem! Pois, de cultura não teve nada. Foi sim um atentado à inteligência... Bárbara, querida... Dedica-te a outra coisa, faz filhos, viaja pelo mundo, mas, esquece a apresentação. Olha, uma ideia... podes comer pipocas em casa, e ver outros a apresentar os Globos de Ouro.


Estas são as estreias da semana:

- Goodnight Irene
Paolo Marinou-Blanco

- Angel
François Ozon

- Lars e o Verdadeiro amor - Lars and the Real Girl
Craig Gillespie

- O Segredo de um CusCuz - La Graine et le Mulet
Abdel Kechiche

- O Reino Proíbido - The Forbidden Kingdom
Rob Minkoff

- Nada Meiga - Pas Douce
Jeanne Waltz

- O Enigma de Fermat - La Habitación de Fermat
Luis Piedrahita

- Reservation Road - Traídos pelo Destino
Terry George

Dos Globos de Ouro, que a Sic TENTOU, tentou mas nunca há-de conseguir, que seja equiparado a qualquer outro festival de cinema. Sim, porque o inicio do programa foi algo que eu já tinha visto este ano, nos Óscares, valeu a tentativa, mas fiquem por aí, não avancem.
Bem, pelo menos ficamos a saber qual o Actor, Actriz e Filme do Ano (Português). Soraia Chaves (quem não conhece)... Ivo Canelas (O Mistério da Estrada de Sintra)... e Call Girl foram os eleitos pelos Tugas.
Só um aparte... para o próximo ano... ponham óleo nas roldanas que descem os adereços do palco. Estamos numa fase difícil em Portugal em que os preços, de tudo, aumentam. Mas o óleo ainda não é caro.

O barulho caracteristico da cidade de Lisboa, na actualidade, é inconfundivel na primeirissima longa-metragem do Realizador Português Paolo Marinou-Blanco. A "hélios" em Goodnight Irene centra-se em Alex, Bruno e Irene, em que estes viram baterias para a personagem feminina, dona de uma paixão pela vida, algo que os dois não têm. Ela desaparece, eles, impulsionados pela determinação em descobrirem Irene, e pela, talvez, sua própria salvação, contrariados um com o outro, decidem partir em busca da personagem feminina. Um filme que se pode considerar um D. Quixote dos tempos modernos.
Um Realizador a seguir, talvez a RTP2 devesse mostrar a curta feita por Paolo Marinou-Blanco "The Curse of Marcel Duchamp". Esta sim, foi a primeira assinada pelo Realizador.

Se puderem vejam também no cinema o Enigma de Fermat.


Para ver em casa:

Stardust - Mistério da Estrela Cadente
http://www.imdb.com/title/tt0486655

Não é para maiores de 18, mas é desta que vemos Robert De Niro a fazer um papel "feminino". Hilariante.
Michelle Pfeiffer regressa após uns anitos como bruxa desesperada em conseguir a juventude eterna, em que terá de conseguir arrancar o coração da personagem feminina que ao mesmo tempo é uma estrela cadente. Peter O'Toole faz uma perninha neste filme.
Divertido e para todos.

Quando derem conta já se foram as pipocas...

Façam mais.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

ip-location