quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ensaio Sobre a Cegueira

Hoje em dia o conceito de cegueira já não é o que era. Tanto que os cegos não são só aqueles que são invisuais (os que não vêem), mas sim uma porrada de pessoas que são visuais e olham para o lado. A maior classe de invisuais que existe em Portugal é a classe politica (Político: pess.fig. astuto. Astuto: adj. pessoa manhosa. Manhoso: adj velhaco) e por ai fora, são os que fazem "vista grossa" ao que se passa em redor deles. Portanto são os mais preconceituosos. Sabem que os problemas existem mas não querem saber deles para nada. Existem mais pessoas que conseguem ver mas nada fazem, é o que acontece hoje em dia no futebol e nas arbitragens. Portanto tudo tem um denominador comum, chamado dinheiro e poder. E depois há aqueles que são cegos, mas que têm o poder de ver tudo o que se passa à sual volta. Ou seja todos os que estão abaixo da classe média.


Estreia esta semana:

Ensaio Sobre a Cegueira - Blindness
Fernando Meirelles

A Dupla Face Da Lei - Righteous Kill
Jon Avnet

1ª Vez 16mm
Rui Goulart

Reviver o Passado - Brideshead Revisited
Julian Jarrold

Sobreviver Com Os Lobos - Survivre Avec Les Loups
Véra Belmont


De José Saramago, não sei porque insistem em chamar-lhe o nosso Nobel da Literatura, se o prémio é dele e de mais ninguém... chega-nos um livro que não é para cegos... mas que depois, talvez, tenha sido adaptado em braille... chamado "Ensaio sobre a cegueira" que """carinhosamente""" na sua adaptação para cinema o título permanece o mesmo. Esta é uma história de uma cidade que é devastada por uma misteriosa epidemia de cegueira, uma cegueira branca, leitosa, inexplicável e aparentemente incurável. Devido à rapidez com que a epidemia se propaga, os primeiros indivíduos afectados são colocados em quarentena num hospital abandonado, mas são deixados entregues a si próprios.
Rápidamente, o sentido primitivo da sobrevivência desperta, e o grupo entra em colapso, com os mais fortes a sobreporem-se aos mais fracos, numa luta pela comida. São cometidos actos atrozes, vistos apenas pela única testemunha do pesadelo, uma mulher que, estranhamente e sem explicação, não foi tocada pela cegueira. A mulher do médico, que resolveu fingir-se cega para poder acompanhar o marido. São os seus olhos que ainda os podem conduzir ao caminho de regresso à condição humana e escaparem aos instintos mais vis.

Filme de abertura no Festival de Cannes, "Ensaio sobre a Cegueira" é realizado por Fernando Meirelles, o realizador que se distinguiu com "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro" que passa hoje no canal público RTP1, a partir de um dos mais aclamados romances de José Saramago (Prémio Nobel, em 1998). O filme é protagonizado por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e Gael García Bernal.


Para ver, depois de uma semana de trabalho:
- Cinema Paraíso
http://www.imdb.com/title/tt0095765

Este filme é considerado uma obra prima com um olhar nostálgico sobre a vida de um jovem na Itália do pós-Guerra e o seu fascínio pelo cinema. "Alfredo está a morrer", esta notícia surpreendeu Salvatore, um conceituado realizador levando-o a relembrar a sua infância e o tempo que passou na sala de projecção da sua vila, Cinema Paraíso. Alfredo, proprietário do cinema e projeccionista, foi um amigo inseparável do pequeno Salvatore, conhecido por "toto", à media que este crescia na sua terra natal, uma vila devastada pelos horrores da guerra. O cinema oferecia fantasia e evasão aos habitantes da pequena vila, fazendo esquecer a dura realidade da fome e da pobreza. Vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro em 1990

See u all!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

ip-location